Amores platônicos: o primeiro passo na vida afetiva dos jovens

Postado por: @amandagomes_


 

Essas fantasias românticas, nas quais um amor inalcançável se torna possível, começam a rondar a mente desde a infância. Se é certo que é mais comum que as mulheres desenvolvam esse tipo de relação, os homens não ficam atrás.

Nos chamados amores platônicos, o jovem não conhece o objeto do seu afeto, que por sua vez ignora a existência de uma pessoa que a observa e a idolatra em silêncio. O objeto de tanta adoração nesses primeiros anos é, em geral, o professor, o vizinho ou pessoas famosas como Brad Pitt ou Jennifer López.

Francisca Ramírez, de 23 anos, lembra que, aos 16, era muito tímida, de forma que buscava paqueras que ninguém conhecia. Por isso, se apaixonou por um coroinha da igreja que freqüentava: “Era tão apaixonada que comecei a ir à missa com mais freqüência e a olhá-lo quando ele saía da escola. Depois de algum tempo, fui apresentada a ele, mas o encanto se quebrou; de fato, me aborreci.”  

Todas as pessoas têm fantasias amorosas que, geralmente, são difíceis de concretizar e permanecem no terreno da irrealidade. O importante é não comparar o ideal com o real”, explica a socióloga Marcela Alarcón. 

Nos homens, os amores platônicos tendem a acontecer com mulheres mais velhas, como foi o caso de Nicolás Henríquez, de 23 anos: “Eu estava na oitava série e gostava de uma menina do terceiro colegial. Seguia-a no recreio, ficava perto dela para escutar suas conversas; no almoço, sentava-me ao seu lado para passar o sal ou coisas do tipo. Agradava-me passar na frente dela para que me notasse e guardava as fotos que pareciam no anuário da escola, mas nunca falei com ela”, recorda.

O amor platônico de Nicolas durou dois anos, até que ela saiu da escola. Anos mais tarde, a encontrou em uma festa, mas ficou desiludido. Contudo, percebeu que era necessário encontrar-se com ela para encerrar essa etapa.

O papel dos pais

O amor platônico se manifesta na consciência e no inconsciente da pessoa. Há os que assumem a paixão como um passatempo, enquanto outros vivem o dia todo em função do amado, embora se trate da idolatria da sua imagem, visto que não o conhecem.

Isabel Santa Maria, socióloga e docente da Universidad del Desarrollo, esclarece que não é preciso se assustar se, chegada a puberdade, os jovens colem em seus quartos pôsteres dos artistas que idolatram, pois é normal que as primeiras aproximações no campo do amor e da sexualidade sejam idealizadas. Isto porque o caminho para atingir o amor maduro é longo, com muitas etapas, das quais essa é a primeira.

É normal que, nas experiências amorosas que começam na puberdade, o jovem se sinta intimidado por essa nova aventura. Os amores platônicos, então, são uma forma de começar a cultivar a heterossexualidade, mas de forma ideal, ressalta a especialista. Trata-se de um amor narcisista, no qual o jovem atribui ao outro tudo o que deseja; é um prolongamento idealizado de si mesmo. Por isso, a relação gerada não é com o outro, mas consigo mesmo. Assim, quando aquele que mantém um amor platônico conhece finalmente o sujeito de suas atenções, desilude-se: a divindade que haviam construído existia apenas na sua cabeça.

Os pais cujos filhos mantêm algum amor platônico não devem se preocupar nem evitar que isso ocorra, explica a socióloga Isabel Santa Maria, porque essas primeiras paixões têm relação com uma das tarefas da adolescência: para que uma pessoa faça sua própria vida, deve se separar dos pais. Um processo lento que começa com a paixão.

Contudo, quando esse amor platônico deixa de produzir sensações boas e dá lugar a uma sensação de angústia, porque a pessoa sente que não pode concretizar um sonho que é quase um projeto de vida, os pais devem estar alertas. O problema, explica a profissional, é a idealização do desconhecido. Aos mais próximos, só consegue enxergar defeitos e os compara com o ideal. Imaginam como essa pessoa é ao se levantar, que música gosta, de quais coisa ri..., mas é uma construção mental do que desejariam.

Se os pais percebem que seus filhos têm esse tipo de amor, o que devem fazer é contê-los, entendê-los o quanto seja possível e estar à disposição. Dar-lhes outros panoramas ou organizar encontros para que conheçam outras pessoas pode ser contraproducente, nota s socióloga. Para algumas pessoas, as fantasias podem ser uma valiosa válvula de escape da rotina, mas é preciso impor limites e jamais transformá-las em fixação, pois poderá impedir o desenvolvimento e a relação com pessoas reais, explica Marcela Alarcón.

Além da adolescência

Nem sempre os amores platônicos são inofensivos. A socióloga Isabel Santa Maria ressalta que assim como é esperado que esse tipo de relação aconteça na primeira adolescência, o normal é que o jovem conheça outra pessoa, complete-se e comprometa-se. Se, no fim dessa etapa, isto não acontece, significa que a fase da adolescência não se completou.

Quando o fenômeno acontece com adultos, é preciso ter atenção, porque tal idealização pode ser sintoma de um problema maior. Talvez a pessoa não seja capaz de estabelecer relação com outras pessoas, explica Isabel.

Por isso, é importante observar se este quadro se dá junto a outras características. Se a pessoa, além de ter amores platônicos, se isola, está triste, angustiada e não tem vontade de fazer outras coisas, talvez estejamos frente a um quadro depressivo, no qual seria bom consultar um especialista.

Postado por Dicas de Garota às 21h21
  | Encaminhar Este Post

Dia 8 de Março foi nosso dia, o Dia Internacional da Mulher.

Por: Alice / @_RawrAlice

É com orgulho que sou uma mulher. Há anos atrás, muitas morreram lutando pelo seu espaço na sociedade e para que a justiça predominasse. Conseguiram, mas ainda existem machistas que insistem em dizer que mulher é apenas útil para reprodução. E é por causa desses machistas que ainda somos menosprezadas em alguns países, e até mesmo no nosso trabalho.

Sim, nós conseguimos nossa independência. Mostramos que não precisamos de ninguém para nos dizer o que fazer. Mas apesar de toda essa prova de que somos fortes e capazes, nosso esforço não é reconhecido por todos. Em muitos ramos, o salário dos homens é às vezes o dobro do sálario das mulheres, por mais que ambos tenham o mesmo cargo, a mesma função. O preconceito com as mulheres ainda é visível, e nós precisamos mudar isso.

Mas há um problema: muitas mulheres acabam aceitando o que os machistas dizem e outras até concordam com eles! Frases clichês como 'Nossa, como dirige mal. Só pode ser mulher!' e 'Homem no governo é bem melhor. Mulher não tem voz.' são só duas das muitas frases que machistas falam e que muitas mulheres concordaram com. E nós podemos mudar isso. Nós mulheres temos sim a voz. E que voz! Nós conseguimos o direito de votarmos, trabalhos em indústrias, até mesmo cargos importantes em grandes empresas! E se todas nós nos unirmos, conseguiremos mais uma vez nos igualar aos homens em mais um quesito.

"No Brasil, por exemplo, os negros deixaram de ser escravos graças à intervenção de uma princesa. Indo mais longe na história - Se não fosse Joana D'Arc, a guerra entre a França e a Inglaterra seria pior .
E se pensarmos na Bíblia, o que dizer de Maria? Mesmo humilhada, defendeu sua criança com todas as forças. E olha que dar educação para Jesus deve ter sido uma responsabilidade alta.
Citei vários exemplos para mostrar que atrás de um GRANDE homem existe uma GRANDE mulher. A influência feminina na história da humanidade é inegável, concordam? A Guerra de Tróia, por exemplo, começou por causa de uma mulher.
Vocês merecem ter esse dia especial, sério. Depois de serem tão humilhadas durante a história, depois de tantas mulheres serem mortas por bobeiras, depois de serem usadas apenas como objetos para fazerem filhos, acredito que todos os homens deveriam aplaudi-las." - Thiago Banik (www.flogvip.net/banikslife)

E agora? Vai ficar aí parada? Se liga! Vamos sair de casa, aproveitar, e lutar pelos nossos direitos! Que a igualdade entre os sexos predomine! (yn)

Feliz Dia Internacional da Mulher! Bjs :*

Postado por Dicas de Garota às 17h15
  | Encaminhar Este Post

Nós amamos séries de TV


Postado por: Raquel / @raquel_j

O dicas de garota escolheu 5 séries de TV que mais gostamos, e, que estão fazendo sucesso entre os adolescente, e idades em geral, para você assistir e se divertir!
São séries que abordam assuntos diferentes. Mas aposto que vocês irão amar.
Comentem o que acharam :)



1° Gossip Girl




Uma garota anônima posta em seu blog os podres dos adolecentes que estudam em uma escola da alta sociedade de Manhattan. Será que todas as fofocas do colegial ficaram para trás? Agora nossos Upper East Siders vão para a faculdade e começam a crescer na sociedade. Junte-se a eles nessa nova fase de fofocas, intrigas, amor e ódio. E claro que Gossip Girl estará lá por perto, nos contando tudinho.

2° Supernatural



conta a história dos irmãos Sam e Dean Winchester, que viajam pelos Estados Unidos num Chevy Impala preto de 1967 investigando eventos sobrenaturais e caçando criaturas como fantasmas, demônios e vampiros. A série conta com diversos elementos obtidos em lendas urbanas, em crenças comuns e em mitologia antiga.

3° The Vampire Diaries


 é uma série de televisão americana baseada nos livros de terror e romance de Lisa Jane Smith sobre a vida de uma garota chamada Elena Gilbert que se vê às voltas com dois irmãos vampiros, Stefan e Damon Salvatore. A série estreou em 10 de setembro de 2009 na The CW Television Network, tendo audiência de cerca de 4.84 milhões de telespectadores.


4° Glee



Glee é uma nova série do canal FOX, que mistura comédia com musical. Glee segue a vida de Will Schuester, um professor de espanhol que dá tudo por tudo para reerguer o Glee Club, o coro da escola.A história de Glee se passa dentro do McKinley High School. O professor de espanhol Will Schuester (Matthew Morrison) é um idealista, que assume a coordenação do Glee Club do colégio, um clube musical largado às traças. Como Will fez parte dele quando estudante, aceita o desafio de deixá-lo pronto para o campeonato regional de glees. Não será fácil: o diretor cortou todas as verbas e sua esposa simula uma gravidez para que ele largue o "freela gratuito" e arranje um emprego extra.
Os alunos que entram na empreitada são os losers . Só quando o astro de futebol americano Finn Hudson (Cory Monteith) se junta ao grupo é que toda a escola fica de olho no projeto.



5° 90210




90210 mostra a vida através dos olhos de Annie Mills e seu irmão Dixon, que logo no primeiro dia de aula no West Beverly High percebem que não estão mais no Kansas. A família Mills, incluindo o pai Harry e a mãe Debbie mudou-se para Beverly Hills para cuidar de Tabitha, uma ex-atriz de televisão que tem problemas de alcoolismo. Para Annie e Dixon, estar na escola é ainda pior pois o pai deles tomou lugar como diretor.
O impacto cultural em Beverly Hills é grande para toda a família, especialmente para Annie, uma jovem garota do interior apaixonada por teatro, e Dixon, um jovem atleta que foi adotado pela família.

 

Postado por Dicas de Garota às 21h41
  | Encaminhar Este Post

welcome

Sejam bem vindas ao Dicas De Garota. Mi casa és su casa! Sinta-se a vontade para navegar pelo site, ver as dicas, comentar e curtir.

menu

O menu está localizado na parte superior do layout, por questões estéticas e de melhor visualização. Como sabem, não sou perfeita, então caso achem qualquer erro, contatem o mais rápido possível para o @nieleperes ou no formulário na página do "about"

sobre o dicas

Dicas começou com um perfil no Twitter. No começo, meio desanimado. Mas tivemos o apoio da Banda Hori e agora somos o que somos agora graças a vocês. O site está em sua primeira versão. Decidimos usar garotas "desconhecidas" dessa vez, segue o mesmo esquema do nosso BG no twitter. Layout feito pela @fraanbachetta.

? contador

Garotas online:
Visitantes: visitantes

Arquivo

10/04/2011 a 16/04/2011
03/04/2011 a 09/04/2011
27/03/2011 a 02/04/2011
13/03/2011 a 19/03/2011
06/03/2011 a 12/03/2011
27/02/2011 a 05/03/2011
20/02/2011 a 26/02/2011
13/02/2011 a 19/02/2011
06/02/2011 a 12/02/2011
30/01/2011 a 05/02/2011
23/01/2011 a 29/01/2011
16/01/2011 a 22/01/2011
09/01/2011 a 15/01/2011
02/01/2011 a 08/01/2011
26/12/2010 a 01/01/2011
12/12/2010 a 18/12/2010
05/12/2010 a 11/12/2010
28/11/2010 a 04/12/2010
14/11/2010 a 20/11/2010
31/10/2010 a 06/11/2010
24/10/2010 a 30/10/2010
17/10/2010 a 23/10/2010
10/10/2010 a 16/10/2010
03/10/2010 a 09/10/2010
26/09/2010 a 02/10/2010
19/09/2010 a 25/09/2010
12/09/2010 a 18/09/2010
05/09/2010 a 11/09/2010
29/08/2010 a 04/09/2010
22/08/2010 a 28/08/2010
15/08/2010 a 21/08/2010
08/08/2010 a 14/08/2010
01/08/2010 a 07/08/2010
25/07/2010 a 31/07/2010
18/07/2010 a 24/07/2010
11/07/2010 a 17/07/2010
20/06/2010 a 26/06/2010
13/06/2010 a 19/06/2010
06/06/2010 a 12/06/2010
30/05/2010 a 05/06/2010
23/05/2010 a 29/05/2010
16/05/2010 a 22/05/2010
09/05/2010 a 15/05/2010
02/05/2010 a 08/05/2010
25/04/2010 a 01/05/2010
18/04/2010 a 24/04/2010
11/04/2010 a 17/04/2010
28/03/2010 a 03/04/2010
21/03/2010 a 27/03/2010
14/03/2010 a 20/03/2010
07/03/2010 a 13/03/2010
28/02/2010 a 06/03/2010
21/02/2010 a 27/02/2010
14/02/2010 a 20/02/2010
07/02/2010 a 13/02/2010
31/01/2010 a 06/02/2010
24/01/2010 a 30/01/2010
17/01/2010 a 23/01/2010
10/01/2010 a 16/01/2010
03/01/2010 a 09/01/2010
27/12/2009 a 02/01/2010
20/12/2009 a 26/12/2009
13/12/2009 a 19/12/2009

? créditos

HTML POR DANNY PERES. Pede-se não copiar. Todos os direitos reservados a Dicas de Garotas - 2009~
{x} ~ {x}

XML/RSS Feed
O que é isto?

Leia este blog no seu celular